O cantor, guitarrista e compositor espanhol, conhecido como o vocalista da banda Jarabe De Palo, Pau Donés, está dando adeus à carreira musical. Debilitado pelo câncer, o músico já tinha anunciado que deixaria a carreira e sairia sem destino pelo mundo. O afastamento ficou marcado pelo documentário “Pau Donés: Más que una despedida”, publicado no youtube, com as participações especiais de Malú, David Bisbal e Tony Aguilar.

Aos 51 anos, Donés declarou recentemente em comunicado que queria passar mais tempo com a filha de 14 anos e com a família. O músico foi diagnosticado com câncer de cólon em 2015. Dois anos depois de descobrir a doença, ele retornou à música quando passou uma temporada na Itália gravando com Kekko Silvestre, líder do Modà, com quem lançou “Humo”. Durante a divulgação da música, o artista infelizmente descobriu um novo tumor, dessa vez na região do peritônio.

 

Pau Donés trabalhou em vários grupos antes de formar a banda Jarabe De Palo. Ele começou sua história musical aos 15 anos de idade junto com o irmão Marc, com quem formou um grupo chamado ‘J. & Co. Band’ e mais tarde outro chamado ‘Posture Dentures’. Durante este período, Donés dividiu seu tempo em Barcelona entre a música e o trabalho em uma agência de publicidade.

O sucesso veio depois de uma viagem a Cuba, onde surgiu a inspiração para escrever a música “La Flaca”, tema do seu primeiro álbum, lançado em 1996. A faixa título se tornou famosa um ano depois, graças a um anúncio publicitário, levando o disco a vender milhões de cópias em vários países.

 

Em setembro de 2015, Pau Donés disse que tinha se submetido a uma cirurgia e por isso foi forçado a cancelar diversos shows na Espanha e na América. Em abril de 2016, ele revelou nas redes sociais que estava livre do câncer. Mas em fevereiro de 2017, anunciou uma recaída, e sua intenção de lutar contra a doença seria não parar seus projetos profissionais, incluindo turnê, novo álbum e o livro biográfico intitulado “50 Palos”, lançado em 2017. E agora, no início de 2019, chegou a hora do afastamento.

Nascido na região de Huesca e criado em Barcelona, o artista dividiu sua batalha diária contra a doença nas redes sociais e em um blog pessoal.

O Jarabe De Palo esteve na estrada por 22 anos, deixando uma discografia de 11 álbuns.

 

 
Vídeos e foto – divulgação.