“Fever”, é a faixa título do novo álbum da banda belga Balthazar. A música já está disponível nas plataformas oficiais e ganhou um belo videoclipe.

Depois de surpreender a crítica e o público em 2015 com o fantástico “Thin Walls” e um longo hiato, a banda liderada por Jinte Deprez e Maarten Devoldere revelou a primeira música que conceitua este novo álbum.

Embora Maarten Devoldere (vocal e guitarra), Jinte Deprez (guitarra), Simon Casier (baixo), Christophe Claeys (bateria) e Patricia Vanneste (violino, teclados, vocais) já acumulem quase uma década de carreira musical, é verdade que o Balthazar mal tem sido conhecido fora de sua Bélgica local, onde eles são uma das principais referências do indie pop. Logo isso começou a mudar com o terceiro trabalho, “Thin Walls”, que chamou a atenção da crítica internacional. A produção foi colocada nas mãos de dois especialistas: Ben Hillier (produtor do Blur e Depeche Mode) e Jason Cox (do Gorillaz e Massive Attack) responsáveis por produzir um repertório meticuloso e cheio de nuances, que dá lugar a melodias com um certo ar clássico, mas contagiante, graças em grande parte à personalidade de seu líder e vocalista Maarten Devoldere.

Após um intervalo de três anos, em que ambos os líderes do projeto, Devoldere e Deprez, lançaram álbuns solo – o primeiro como ‘Warhaus’ e o segundo como ‘J. Bernhardt’ – a banda Balthazar decidiu voltar e recuperar o sucesso que colheram em seus apenas três álbuns de trabalho até hoje: “Applause”, de 2010; “Rats”, de 2012; e “Thin Walls”, de 2015.

 

Ao se reencontrar, o grupo não tinha planos, apenas o simples desejo de melhorar seus trabalhos anteriores e experimentar novas texturas. Ambos os principais compositores concordaram, para o novo trabalho, uma visão menos séria, inclinada a um som mais solto e refrescante, menos melancólico, mas mantendo sua capacidade infalível de criar uma sonoridade cheia de surpresas.

Como Devoldere explica; “Algumas faixas pareciam músicas pop clássicas da Balthazar, outras mais divertidas, mas não encontramos o tom do álbum até termos ‘Fever’, que surgiu como base para todo o resto.”

 

 
Vídeos e fotos – divulgação.