Beirut, projeto do músico nascido em Santa Fé (Novo México), Zach Condon, anunciou o novo álbum, “Gallipoli”. O artista confirmou que o disco deve sair no dia primeiro de fevereiro pelo selo 4AD. Para a divulgação, acaba de sair a faixa título deste que é o quinto álbum de estúdio da banda.

Em comunicado, Condon detalhou o conceito visual da composição da música e o processo criativo do material, que teve como inspiração a zona rural do sul da Itália: “Nós tropeçamos na cidade de Gallipoli, uma fortaleza medieval, certa noite, e seguimos uma procissão de uma banda de metais liderada por padres carregando uma estátua do santo da cidade através das sinuosas ruas estreitas do local. No dia seguinte, escrevi a música inteiramente de uma só vez, parando apenas para comer”.

Zach Condon gravou o disco em parte no ‘Sudestudio’ em Puglia, na Itália, após passagens por Nova York e sua atual casa em Berlim, na Alemanha. As letras datam do inverno de 2016, quando ele retornou ao órgão elétrico da marca Farfisa, que usou para criar os dois primeiros LPs do Beirut, “Gulag Orkestar”, de 2006 e “The Flying Club Cup”, de 20017 .

Curioso que em “Gallipoli”, o músico tenha feito um parcial regresso ao mesmo universo criativo que marca os primeiros registros autorais de sua banda. A faixa-título, canção de atmosfera caseira, ganha forma aos poucos, revelando melodias e vozes esfumaçadas, como um diálogo de Condon com o passado, além, claro, de elementos da música produzida na Itália, onde parte expressiva do novo disco foi concebida.

 

 
Vídeo e foto – divulgação.