Com “King of Latin Blues”, um álbum duplo de 29 faixas, a banda espanhola Vargas Blues Band reúne uma seleção de suas melhores músicas. Lançado em junho, o disco traz algumas surpresas, como uma faixa inédita na voz do sobrinho de Mick Jagger, e novas gravações de alguns de seus maiores sucessos com músicos convidados.

Javier nasceu em Madri, mas aos 9 anos foi para a Argentina, onde, logo cedo, aprendeu a tocar violão espanhol influenciado pelo pai. Aos 12 anos conseguiu sua primeira guitarra elétrica. Nos anos 70, Javier decidiu ir aos EUA para estudar música. Morou em Nashville, Tennessee, e em Los Angeles, tocou em clubes e participou de gravações como guitarrista.

Todas as noites ele tocava em jam sessions com artistas americanos e ingleses, por lá conheceu músicos de peso como Alvin Lee, Roy Buchanan e Canned Heat, que também influenciaram seu estilo. Em 1990, Javier fez o movimento mais importante da carreira, formou a própria banda: Vargas Blues Band.

Depois de 26 álbuns lançados, em “King of Latin Blues”, Javier Vargas resume suas quase três décadas de carreira ininterrupta, onde conseguiu transformar a Vargas Blues Band em uma referência mundial.

O primeiro single publicado é ‘Don’t Let the Children Cry’, uma faixa inédita, onde Javier conta com colaborações de artistas como o vocalista John Byron Jagger (sobrinho de Mick Jagger) e o guitarrista Steve Hunter (Aerosmith, Lou Reed, Alice Cooper).

Este ano o músico recebe a oitava platina pelas vendas de mais de 300.000 álbuns somando a discografia inteira, o que demonstra claramente a carreira de sucesso que começou em 1991, com o álbum “All Around Blues”.

 

 
Vídeo e fotos – divulgação.