A faixa ‘Íosa’ é a primeira gravação inédita na voz de Dolores O’Riordan a ser lançada após sua morte, em janeiro, aos 46 anos. A música chega ao mercado anunciando a edição comemorativa de 25 anos de “Everybody Else is Doing It, So Why Can’t We?”, álbum de estreia do grupo, de 1993.

O box com 4 CDs terá gravações inéditas de estúdio, músicas lado-B, o EP de estreia da banda e uma versão remasterizada do álbum original. O lançamento também inclui demos do início da carreira dos Cranberries, quando eles ainda eram chamados de The Cranberry Saw Us. A caixa chegará às lojas em 19 de outubro.

‘Íosa’ foi escrita por Dolores O’Riordan em homenagem ao seu avô, por volta de 1993. O título pode ser traduzido como “Jesus” e soa como uma oração pedindo para que o filho de Deus sempre permaneça ao seu lado. A vocalista canta na língua gaélica irlandesa. É a única gravação da banda feita na língua nativa dos Cranberries.

Ainda no dia 19 de outubro, os fãs poderão adquirir a versão remasterizada nos formatos digital e físico. O vinil será disponibilizado em LP preto de 180 gramas e terá uma edição limitada de LP colorido. A nova versão está em pré-venda aqui.

Desde seu lançamento em março de 1993, “Everybody Else Is Doing It, So Why Can’t We?”, já vendeu mais de seis milhões de cópias mundialmente. O álbum traz os hits “Linger” e “Dreams” e chega ao mercado antes do próximo trabalho de estúdio, previsto para sair em 2019.

Noel Hogan, guitarrista do The Cranberries, disse em entrevista que a banda vai se separar após o lançamento do material : “Não há sentido em continuar. Vamos finalizar este disco porque acreditamos nele, são canções muito fortes”.

 

 
Vídeo e fotos – divulgação.