A coleção “Clássicos em Vinil”, da Polysom, em parceria com a Warner Music, vai relançar “Amoroso” em vinil de 180 gramas, previsto para sair na segunda quinzena de outubro. O disco é um dos trabalhos mais emblemáticos da carreira do pai da Bossa Nova, João Gilberto.

“Amoroso” (1977), produzido por Helen Keane e Tommy LiPuma, com arranjos do maestro alemão Claus Ogerman, foi chamado por Nelson Motta como o disco “mais brasileiro e mais internacional de João Gilberto”. É o primeiro disco do artista com três músicas estrangeiras : em inglês, “’S Wonderful”, em espanhol, “Besame Mucho” e em italiano, “Estate”. As nacionais, “Triste”, “Wave”, “Tim Tim por Tim Tim”, “Zingaro” e “Caminhos Cruzados”, dialogam com as internacionais e afirmam a genialidade da assinatura do músico em interpretações bem brasileiras mesmo em outras línguas.

Além da qualidade do trabalho, o disco, gravado nos Estados Unidos, é celebrado também por ter marcado a volta definitiva de João Gilberto ao Brasil após um longo período no exterior apostando na carreira internacional.

“As oito faixas foram gravadas em seis dias. Pouco mais de uma por dia. A média nos estúdios americanos era, na época, de pelo menos três canções por dia. Mas, sendo João Gilberto quem é, a Warner pode ter preferido não discutir…”, disse o jornalista e escritor Ruy Castro, autor do livro ‘Chega de Saudade’.

 

A reedição foi remasterizada a partir da fita master da gravação de 1977. O álbum será relançado em vinil de 180 gramas, com a mesma capa e contracapa de suas primeiras edições. No entanto, para manter o padrão da coleção ‘Clássicos em Vinil’, a gravadora preparou uma capa interna com as letras das canções.

O relançamento da obra chega em um momento de fragilidade do artista, que enfrenta processos, dívidas e despejos. Sua filha, Bebel Gilberto, move desde o ano passado uma ação de interdição motivada pela saúde debilitada e idade avançada do músico.

“Amoroso” é uma chance de ouvir João Gilberto no auge como gênio inovador, mais brasileiro e mais internacional.

 

 
Vídeos e fotos – divulgação.