Como Milton Nascimento e Fernando Brant disseram na letra da música ‘Canções e Momentos’ – “Há canções e há momentos, eu não sei como explicar, em que a voz é um instrumento que eu não posso controlar” – sobre a mágica expressão da música e do canto, em que o artista é apenas um instrumento, de algo que nasce e flui como água, hoje damos início a uma série que vai contar um pouco da história de algumas das canções emblemáticas da nossa música popular, na visão do artista e suas inspirações.

E a primeira música da série é “Paciência”.

A dupla de compositores Lenine e Dudu Falcão tem muitos motivos para se orgulhar de como “Paciência”, que nasceu de um momento especial de inspiração mútua, ganhou o consciente coletivo do brasileiro. Uma canção que “saiu rápida e fácil”, como se fosse uma psicografia musical, já eternizada na voz de Lenine e regravada por vários outros intérpretes.

Poucas canções alcançaram tamanha unanimidade. É praticamente impossível não se deixar levar pela melodia, pela letra tão atual, universal : “Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma, até quando o corpo pede um pouco mais de alma, a vida não para…”

Perceba como os compositores estabelecem a atmosfera do mundo moderno em oposição ao ritmo necessário à qualidade de vida. De como a vida, de tão curta, de “tão rara”, não pode ser desperdiçada.

“Paciência” é single do álbum ‘Na Pressão’, quarto disco de estúdio do cantor e compositor, lançado em fevereiro de 1999 pela Sony BMG.

Lenine comentou sobre a música – “É uma canção muito importante para mim, me permitiu dialogar com nichos completamente diferentes de interesses e surgiu de uma maneira muito simples. Parece que ela já existia, eu fui um catalizador, uma antena”. E completou dizendo – “É uma música que mesmo que eu não coloque no roteiro, ela está lá. Porque vai ter um momento em que o público vai pedir, e eu tenho toda a paciência do mundo, porque é uma filha muito querida”.

Lenine se apresenta no dia 04 de agosto na ilha, com o espetáculo “Em Trânsito”, no Centro de Eventos da UFSC, numa promoção da Itapema. Confira o bate papo exclusivo com o músico ao vivo na itapema fm sobre o show “Em Trânsito” aqui.

 

 
Vídeo e fotos – divulgação.