O arquivo da família de George Harrison de música clássica e mundial indiana, e as colaborações de Harrison com artistas desses gêneros, serão celebrados no novo selo ‘HariSongs’. Criado em parceria pela ‘George Harrison Estate’ e ‘Craft Recordings’, o selo foi lançado hoje (27/04), com duas reedições digitais de obras do maestro Ravi Shankar e o mestre do sarod, Ali Akbar Khan.

Os dois títulos, recém-disponibilizados via streaming e plataformas digitais, são “In Concert 1972” , de Shankar e Khan, e a última colaboração de Harrison e Shankar, “Chants of India”. Ambos os lançamentos marcam o mês de aniversário de Shankar, nascido em 7 de abril de 1920, e Khan, nascido em 14 de abril de 1922.

O disco ‘In Concert’ foi lançado pela Apple Records em 1973, a partir de um concerto no Philharmonic Hall de Nova York em 8 de outubro de 1972 – editado e mixado por Harrison com Zakir Hussain e Phil McDonald. Um comunicado da Apple na época dizia : “Dentro da pequena comunidade de músicos brilhantemente talentosos existe um mundo ainda menor de Mestres. Dois desses mestres reuniram-se em concerto”.

Já o álbum “Chants of India”, produzido por Harrison, saiu em 1997 pela Angel Records. Baseando-se nos textos sânscritos sagrados dos Vedas, Upanishads e outras escrituras, o trabalho foi registrado em Madras, na Índia, e Henley-on-Thames, na Inglaterra, e foi descrito por Shankar como “um dos desafios mais difíceis da minha vida, como compositor e arranjador”.

“O uso de mantras invoca um poder especial dentro de nós mesmos e eu tentei absorver essa tradição milenar nestas gravações”.

 

 
Vídeo e fotos – divulgação.