Uma trilha sonora especial vai sair no dia 8 de junho, trazendo surpresas e algumas faixas ineditas para acompanhar o novo documentário de Eric Clapton, “Life In 12 Bars“, que será lançado em DVD e Blu-ray.

O filme, um perfil profundamente pessoal do vencedor do Grammy, teve sua estréia em Londres no dia 10 de janeiro, seguido por uma sessão de perguntas e respostas com Clapton e a diretora Lili Fini Zanuck. O documentário está atualmente disponível no Showtime, desde 10 de fevereiro, via streaming. O lançamento completo, que inclui : DVD, Blu-ray, trilha sonora e arquivos raros com entrevistas, já está em pré-encomenda.

As surpresas ficam por conta do material de trilha sonora, que estará disponível nas edições 2CD e 4LP, assim como em formatos digitais, e inclui 32 faixas. A versão do LP será lançada em 20 de julho. O álbum inclui músicas dos Yardbirds, os Bluesbreakers de John Mayall, Cream, Blind Faith, Derek and The Dominos, The Beatles, Aretha Franklin, Muddy Waters e o trabalho solo de Clapton.

Cinco faixas da coleção são inéditas. Entre elas, uma versão de 17 minutos da faixa do Cream, ‘Spoonful’, realizada no Los Angeles Forum em outubro de 1968, durante a turnê ‘Goodbye’ do trio. Duas são do Derek and the Dominos : ‘High’, registrada durante as sessões de 1971 no Olympic Studios para o segundo álbum inédito do grupo (a música foi regravada para o álbum de 1975 de Clapton, ‘There One In Every Crowd’). A segunda do Dominos é um cover de ‘Little Wing’ de Jimi Hendrix, executada ao vivo no show final da banda no Fillmore East em 24 de outubro de 1970.

O álbum também apresenta duas faixas inéditas de Clapton de 1974. Este é o primeiro lançamento da gravação completa de sua versão do sucesso de Bob Marley, “I Shot The Sheriff”, feita durante as sessões do 461 Ocean Boulevard, e uma performance ao vivo de “Little Queenie” de Chuck Berry, capturada no concerto de Eric em Long Beach Arena, Califórnia, em julho de 1974, durante sua turnê no 461 Ocean Boulevard.

Além disso, o material vai chegar com dois mixes alternativos que foram feitos para o primeiro álbum solo, o trabalho de estréia de Clapton (1970) – São duas mixagens de ‘After Midnight’ e ‘Let It Rain’.

Vídeo e fotos – divulgação.