O longa-metragem clássico de 1968 dos Beatles, “Yellow Submarine”, está programado para retornar aos cinemas em toda a América do Norte em julho, em comemoração ao seu 50º aniversário. Abramorama, Apple Corps Ltd. e UMG se uniram para dar aos fãs dos Beatles, de todas as idades, a oportunidade de se unirem e compartilharem esta impressionante experiência visual e sonora.

O icônico filme foi restaurado em resolução digital 4K por Paul Rutan Jr. e sua equipe de especialistas da Triage Motion Picture Services e Eque Inc. E para o material ficar ainda melhor, as músicas e partituras foram remixadas em som estéreo surround 5.1 no Abbey Road Studios da UMG pelo engenheiro de mixagem Peter Cobbin. Devido à natureza delicada da obra original desenhada à mão, nenhum software automatizado foi usado na limpeza digital dos elementos fotoquímicos restaurados do filme. Tudo isso foi feito manualmente, quadro a quadro.

Richard Abramowitz, diretor executivo da Abramorama, disse: “Estamos felizes em ter o privilégio de trazer o longa de volta para as telonas para que três gerações de fãs dos Beatles possam desfrutar da animação inovadora e das músicas clássicas que fazem parte do nosso DNA cultural coletivo”.

Dirigido por George Dunning, e escrito por Lee Minoff, Al Brodax, Jack Mendelsohn e Erich Segal, “Yellow Submarine” começou sua viagem nas telas quando Brodax, que já havia produzido cerca de 40 episódios da série de TV dos Beatles, abordou o empresário dos Beatles Brian Epstein com uma visionária proposta para um longa-metragem animado.

 

 
Vídeo e fotos – divulgação.