O lendário Brian Eno está pronto para lançar uma coleção especial, visual e sonora. Musicalmente a caixa reúne faixas novas, raras e inéditas. Intitulado “Music For Installations – Super Deluxe 6CD Limited Edition Box Set”, o trabalho chega ao mercado através da UMG no dia 4 de maio.

A nova coleção estará disponível em diversos formatos : uma belíssima caixa com 6CDs, incluindo um livro de capa ‘plexiglass’ de 64 páginas e um cartão de download, e também uma edição padrão com o mesmo material. Além disso, para os fãs do bom e velho vinil, a boa notícia é que o lançamento traz uma edição super bacana com 9LPs, juntamente com o livro e o cartão de download. Esta é a primeira vez que qualquer uma das faixas de ‘Música para Instalações’ estará disponível em vinil.

O músico, produtor, artista visual, pensador e ativista Brian Eno, surgiu no cenário musical no início dos anos 1970 como um membro fundador da banda Roxy Music, ao lado de Bryan Ferry, e logo seguiu com uma série de álbuns solo, aclamados pela crítica. O trabalho visionário como produtor abrange álbuns com artistas como : David Bowie, Talking Heads, Devo, Laurie Anderson e Coldplay, enquanto sua longa lista de colaborações inclui gravações com John Cale, David Byrne, Grace Jones e James Blake.

Menos discutidos, embora igualmente notáveis ​​e sem dúvida ainda mais prolíficos, são seus experimentos visuais com luz e vídeo. Este é um terreno fértil para Eno, onde os trabalhos cobrem um período de tempo ainda maior do que as gravações em estúdio, e nas últimas décadas foi paralelo à sua produção musical. As obras visuais de Eno foram exibidas em diversas partes do mundo – da Bienal de Veneza e do Palácio de Mármore em São Petersburgo até o Parque Ritan de Pequim.

O “Music For Installations” foi registrado por Eno para o uso em suas instalações desde 1986 até o presente. Durante esse período ele emergiu como um dos principais artistas de ‘instalação audiovisual’ de seu tempo.

Criado por Brian e pelo colaborador de longa data Nick Robertson, este box especialmente preparado com música e arte vem com um livro de 64 páginas que ressalta a obra visual de Eno além de trazer algumas surpresas como fotografias de exposições raras e um novo ensaio escrito pelo próprio artista.

 

 
Vídeo e fotos – divulgação.