O Belle & Sebastian finalmente lança um novo material. No novo trabalho o grupo decidiu sair da zona de conforto e se desafiar, dessa vez os músicos estão revisitando sua sonoridade e os primeiros planos de estrada. Algumas faixas especialmente escolhidas ganharam um toque especial. Entre dezembro (2017) e fevereiro (2018), a banda lançou três mini-álbuns em formato de EP sob o título “How to Solve Our Human Problems”, dividido em 3 partes.

Nas duas primeiras edições de sua nova trilogia, a banda escocesa aponta para os tipos de situações geradoras de estresses psicológicos – desde o medo do envelhecimento até a irrelevância disso ou o questionamento sobre o desespero apático relacionado ao estado do mundo atual.

A extroversão musical recente da Belle & Sebastian permanece forte na terceira edição do projeto mas enquanto os músicos passeavam entre a sala de jantar e uma balada londrina nos dois primeiros EPs, agora eles inevitavelmente recuaram para o quarto. Algo que soa como uma serenata acústica. E está tudo bem – porque você ainda estará lembrando da assinatura da banda, nesta divina série de três partes.

O resultado não poderia ser mais interessante, revelando uma banda amadurecida com o talento e o sucesso que experimentaram ao longo da carreira. O som do novo trabalho é uma mistura das fases do grupo. Traz algumas canções com aquela pegada folk doce dos primeiros registros, misturadas com as faixas mais moderninhas e dançantes, ambas recheadas de referências, uma marca registrada do Belle & Sebastian. Os destaques são “Everything Is Now (Party Two)”, “Poor Boy” e “I’ll Be Your Pilot”.

 

 
Vídeo e fotos – divulgação.