Para homenagear e ao mesmo tempo comemorar os 70 anos de vida de um dos compositores mais célebres do teatro musical, uma série de lançamentos foram anunciados. Novidades na música, literatura e também na TV – a mais recente notícia foi divulgada essa semana pela rede de televisão norte-americana NBC, que está preparando para ir ao ar, “Andrew Lloyd Webber : Tribute To A Superstar”, na quarta-feira, 28 de março.

O britânico Lloyd Webber, que moldou o teatro musical como o conhecemos hoje, é responsável por algumas das maiores e mais reconhecidas produções da Broadway, incluindo “Jesus Christ Superstar”, “Evita”, “Sunset Boulevard”, “Cats”, “The Phantom Of The Opera”, e “School Of Rock”.

O especial vai trazer conversas e reflexões com Lloyd Webber, juntamente com alguns dos nomes mais estimados de hoje no entretenimento. E vai contar também com depoimentos de Glenn Close, o músico John Legend (que desempenhará o papel titular em “Jesus Christ Superstar Live in Concert”, no domingo, primeiro de abril na NBC), o revolucionário Lin-Manuel Miranda da Broadway e a participação especial do coral ‘Young People’s Chorus of New York City’.

Na música, para celebrar o 70º aniversário de Lloyd Webber vai sair um novo álbum, “Umasked : The Platinum Collection” através da UMe/Polydor no dia 16 de março. Na literatura, a dica é sua autobiografia, “Unmasked”, lançada hoje, 6 de março.

O disco reúne no repertório uma coleção de sucessos de Webber, um dos compositores mais bem sucedidos da era moderna. Além de versões recém-gravadas por artistas como Lana Del Rey, Gregory Porter e Nicole Scherzinger o álbum inclui algumas das releituras favoritas do artista feitas por Barbra Streisand, Madonna, Michael Crawford, Sarah Brightman e Elvis Presley. A surpresa fica por conta de Beyoncé cantando ‘Learn To Be Lonely’, áudio retirado da apresentação realizada em 2005 no Oscar com Lloyd Webber ao piano.

 

No ano passado, Lloyd Webber tornou-se a única pessoa a igualar o recorde estabelecido em 1953 por Rodgers & Hammerstein com quatro espetáculos correndo simultaneamente na Broadway (‘Sunset Boulevard’, ‘Cats’, ‘The Phantom Of The Opera’ e ‘School of Rock’).

Os musicais de Webber arrecadaram em torno de 13,6 bilhões de dólares e foram vistos por mais de 300 milhões de pessoas em 44 países. Além de suas vendas e audiências pelo planeta, o premiado Lloyd Webber já levou pra casa sete Olivier, sete Tony, três Grammy, um Globo de Ouro e um Oscar.

 

 
Vídeos e fotos – divulgação.