A MTV vai trazer de volta a série mais forte da época de ouro dos videoclipes, o “Unplugged”! O formato foi encerrado em 2009, mas agora o canal anuncia o retorno para o dia 8 de setembro.

O gigante do entretenimento está sujeito a uma grande pressão sobre classificações e publicidade em suas grandes marcas, como a MTV. A razão é simples. Os espectadores – e, portanto, os anunciantes – estão reunidos ‘on line’ e longe da televisão convencional. A indústria da televisão tem sido construída há muito tempo em reuniões de marcação ou, como é melhor conhecido, agendamento. Esta é a idéia de que, em um momento específico, em um dia específico, em um canal específico, o público receberá um produto específico, que é um programa de TV.

A internet e a tecnologia de celulares acenaram adeus a tudo isso. Uma geração mais nova quer assistir o que eles querem, onde eles querem, quando quiserem. Mas isso tem uma consequência irônica. Diante desses desafios existenciais, muitas redes de televisão estão respondendo, dobrando a idéia de agendamento. Simplificando, quando você está perdendo receita publicitária e, possivelmente, os telespectadores, uma resposta é tentar ainda mais – e gastar ainda mais – na tentativa de conseguir o público que for, para sintonizar. E é por esse motivo que a MTV está olhando para o futuro com o retorno do “Unplugged”. Esses formatos antigos e lendários lançaram muitas carreiras e criaram o ouro da televisão. E a MTV espera poder reviver esse tempo.

Em uma tentativa de chegar a uma audiência mais jovem, o primeiro convidado a aparecer no reboot é o artista de 19 anos, Shawn Mendes, no programa que vai ao ar já no começo de setembro. Com início em 1989, o MTV Unplugged contou com episódios clássicos com artistas como Nirvana, Lenny Kravitz, Adele, Bruce Springsteen e Eric Clapton, fazendo versões acústicas de suas músicas, além de covers.

 

 
Foto e Video – divulgação