Muitas músicas podem retratar a década de 1990 mas poucas são tão emblemáticas como “Groove Is in the Heart”, destaque do disco “World Clique”, trabalho de estreia da banda americana Deee-Lite. No dia 20 de outubro de 1990, nascia a MTV Brasil, e reza a lenda que um dos primeiros videos exibidos pelo canal foi o do trio formado pelo russo Dimitri, o japonês Towa Tei e a vocalista americana Lady Miss Kieer – esta praticamente uma Drag Queen. O primeiro álbum foi parar direto no topo das paradas, transformando o grupo num fenômeno pop eletrônico. No videoclipe, as cores, o psicodelismo, ilustravam a canção que misturava disco music, eletrônica e um baixo irresistível que ainda faz muita gente balançar até hoje.

Foto : divulgação

Foto : divulgação

Em 2010, a música ganhou uma incrível releitura na coleção “Hotel Emiliano”, uma série de CDs de Chillout, lounge e eletrônica especialmente selecionadas pelo renomado DJ Tony Montana, que atrai uma legião de fãs em escala planetária. O Volume 8, lançado pelo selo ‘Arterial Music’, em comemoração aos 10 anos da série, traz como destaque a versão em clima jazzy do hit “Groves in the Heart”, apresentado pela cantora inglesa Bess Cavendish.

 

Tony Montana está no comando do som do Emiliano há muitos anos. Ele afirma que o segredo está na pesquisa intensa que faz antes de escolher o repertório de cada álbum, ressuscitando algumas canções das quais pouca gente lembra e outras que ninguém conhece. A vinculação de uma trilha sonora à marca de um hotel ou restaurante de classe, não é novidade no exterior. O próprio selo ‘Arterial Music’ vem distribuindo no Brasil, com grande sucesso, os CDs lançados na Europa pelo badalado ‘Hôtel Costes’.

Foto : divulgação

Foto : divulgação

Em tempo : A banda Deee-Lite encerrou as atividades em 1996. Cada um deles saiu em carreira solo, sendo que Towa Tei foi o único que realmente conseguiu atingir um considerável sucesso no mundo da música eletrônica e é até hoje bastante reconhecido no meio. Já Lady Miss Kieer virou DJ e se apresenta ao redor do planeta, inclusive passou pelo Brasil em 2007.

 

 
Video : divulgação