O grupo baseado em Los Angeles, Vulfpeck, formado em 2011 por quatro estudantes de uma classe de literatura alemã da Universidade de Michigan, curiosamente iniciou sua carreira com o lançamento do álbum “Sleepify” exclusivamente no Spotify. Independentemente do conceito por trás do grupo e do álbum, a Vulfpeck é realmente uma banda de funk fora da caixa e pouco ortodoxa. Logo na estreia, os músicos apresentaram 10 canções de silêncio, cada uma com cerca de 30 segundos de duração. O conceito do álbum foi simples – eles pediram aos fãs que ouvissem as faixas em repetição enquanto dormiam, para gerar dinheiro suficiente para os shows. Enquanto alguns céticos podem ver isso como uma acrobacia publicitária, o Vulfpeck certamente silencia qualquer crítica com o lançamento de “Fugue State”, um trabalho refrescante e original.

Foto : divulgação

Foto : divulgação

O álbum encapsula verdadeiramente a interpretação única e moderna do jazz vintage e do som funk temperado também pelo Soul. Isso é evidente em todo o disco, a partir da obra de arte retrô projetada pelo visão do fundador do grupo Jack Stratton (bateria e guitarra).

Embora a abordagem da sonoridade claramente deva dar um aceno de gratidão aos músicos da MoTown dos anos 1960 e 1970, nada sobre este álbum desaparece remotamente como algo não imaginado ou não original. Pelo contrário, “Fugue State” é um ótimo exemplo de como quatro jovens de Ann Arbor, Michigan, podem re-inventar com sucesso um gênero que, há tanto tempo, foi pulverizado por inúmeras bandas.

Foto : divulgação

Foto : divulgação

Além da formação original, Jack Stratton e os parceiros Theo Katzman (violão e bateria), Woody Goss (teclados) e Joe Dart (baixo), contam com outros músicos e cantores ocasionalmente, como Antwaun Stanley, Joey Dosik, Christine Hucal, David T. Walker, Bernard Purdie, Blake Mills e Cory Wong.

O destaque na programação da itapema é a faixa “1612” na voz de Antwaun Stanley, numa performance vocal que evoca o melhor do soulful, uma música reminiscente dos pioneiros do funk.

 

 
Video : divulgação