Ela é cantora, compositora, letrista, supermodelo, produtora e atriz. Com uma vitalidade impressionante nos palcos, Grace Jones nunca se importou muito com polêmicas. Dona de uma extensa e celebrada obra, ela se veste como quer em suas apresentações, cria moda, canta como poucas e adora provocar o público.

GJ04

Natural de Spanish Town, Jamaica, Grace e o irmão gêmeo, Chris, em 1965 se mudaram com os pais para Nova York e foi lá que a cantora buscou seus sonhos. Antes de se tornar uma modelo de sucesso nos Estados Unidos e Paris, Jones estudou teatro na faculdade da comunidade de Onondaga.

O contrato com a “Island Records” chegou em 1977. Os três primeiros álbuns — Portfolio (1977), Fame (1978) e Muse (1979) — deram a ela um incontestável status na indústria musical, fato que se confirmou com o enorme sucesso da regravação da clássica “La Vie en Rose”.

Durante esse período Grace impressionou muita gente. Andy Warhol, que produziu diversos ensaios fotográficos tendo ela como musa, aparece entre os nomes dos seus mais famosos fãs. Grace também era parceira de festa de Warhol, os dois eram facilmente encontrados no famoso “Studio 54”, que sacudia Nova York nos anos oitenta.

GJ001

Apesar de várias tentativas de retorno ao longo dos anos 1990, a idéia de realizar o mais recente álbum de estúdio reacendeu quase vinte anos mais tarde, depois que Grace repensou a decisão de “nunca mais gravar”. Em 2007, finalmente as gravações foram concluídas, seu décimo álbum de estúdio “Hurricane”, que só chegou ao mercado em 2009, é o primeiro material inédito em 19 anos. A faixa “I’m Crying (Mother’s Tears)” é o destaque de hoje na itapema.

Na passagem da turnê pelo Brasil (Festival Back2Black) em Novembro do ano passado, a cantora jamaicana pintou e bordou no show! Com figurinos excêntricos e muita energia, a artista entoou sucessos da brilhante carreira, beijou na boca de fã, rodou bambolê e mostrou que, no auge dos seus 68 anos, está em plena forma física e vocal.

Atualmente Grace Jones confirmou um show no “UK Festival”, que acontece entre os dias 27-30 de julho em Londres, e colaborou como convidada especial no novo álbum do Gorillaz.

Grace é a alma da sagacidade. Os figurinos, os arranjos, a banda, e toda a atmosfera dos shows, são motivos suficientes para amar e respeitar sua arte.

 

 
Fotos e Video : Grace Jones – Divulgação.