Uma das bandas mais cultuadas dos anos oitenta. Um dos vocalistas mais polêmicos do cenário musical. Mesmo durando apenas cinco anos, pontuados pelo sucesso e pelos desentendimentos dos integrantes, o tempo foi suficiente para a The Smiths deixar um legado marcante na história da música. Tanto que os fãs celebram e consomem em peso até hoje todos os relançamentos e edições especiais que são anunciados nas redes sociais. No ano passado, veio a notícia que duas gravações inéditas da banda foram especialmente separadas para o lançamento de um novo single. A data de lançamento, no entanto, não foi publicada na época. Agora, foi revelado que o single estará disponível para o Record Store Day deste ano em 22 de abril.

TS002

O novíssimo single contém um mix da clássica “The Boy With the Thorn in His Side”, faixa do antológico álbum “The Queen Is Dead” (1986) e mais uma surpresa : uma versão “Early Drones” para a música “Rubber Ring”, originalmente lançada na coletânea “Louder Than Bombs” (1987). A arte de capa, recentemente revelada, traz o ator Albert Finney.

TS001

A The Smiths foi uma banda britânica formada em Manchester em 1982, tendo como principal característica a parceria de Morrissey (vocal) e Johnny Marr (guitarras) nas composições. Integrava o grupo os músicos Andy Rourke no baixo e Mike Joyce como baterista. Os críticos consideram a The Smiths como sendo a mais importante banda de rock alternativo a surgir nos anos 1980.

Embora alcançado muito sucesso e reconhecimento comercial em diversos países, os músicos encerraram suas atividades em 1987, nunca vindo a se reunir novamente. O líder Morrisey seguiu em frente, desenvolveu uma carreira solo bem sucedida e é um dos poucos artistas a ter músicas no Top 10 de vendas de discos do Reino Unido em três décadas diferentes.

 

 
Fotos e Video : The Smiths e Pitchfork – Divulgação.